Nasce um Sindicato
Nossa entidade sindical, hoje uma realidade insofismável, passou por várias fases até a sua fundação, quando ainda uma entidade de cunho exclusivamente social, restrita aos executivos da Indústria Farmacêutica em Fortaleza-Ce. Denominada de Associação Cearense dos Executivos da Indústria Farmacêutica – ACEIFA conseguiu sobreviver por certo período, mas observou-se que seu corpo de associados seria relativamente pequeno para articular um movimento que resultasse na formação de um sindicato. Assim sendo, seus dirigentes resolveram mudar sua estrutura estatutária incorporando os propagandistas vendedores e entregaram a estes profissionais todos os direitos para que levassem o movimento à frente.
Foi realizada a primeira reunião extraordinária com esta finalidade pelo o Sr. Auriledo Rocha de Almeida, Presidente da ACEIFA, que juntamente com outros companheiros Benilson Campelo, João Ramos, Jose Bezerra, Glauber Holanda, Canuto Daguia, Muniz Brandão e Damasceno e já contando com a participação jurídica do Dr. Ibiapina. No dia 08.06.1979, realizava-se no auditório do Senac a primeira assembléia geral fundando a nova Associação, no que se conseguiu reunir 120 propagandistas e vendedores de produtos farmacêuticos e que de imediato se elegeu a nova diretoria provisória.
Surgia a associação cearense dos representantes da indústria farmacêutica e similares – ACRIFAS, tendo como Presidente o Sr. Auriledo Rocha de Almeida e vice-presidente o Sr. João Ramos de Castro; 1º. Secretário: José Bezerra dos Santos, 2º. secretário : José de Jesus Pinto Damasceno, 1º. tesoureiro: José Benilson Campelo. A diretoria provisória, obedecendo ao estatuto, promoveu a primeira eleição para o biênio 1980 / 1981 a qual foi realizada no dia 01.12.1979, concorrendo a chapa única encabeçada por João Ramos. Durante a gestão deste companheiro, verificou-se que a associação, recém-criada, não possuia caráter profissionalizante, sendo este o pensamento da diretoria que queria um dia chegar a ser sindicato. Na renúncia do Sr. João Ramos, por motivos pessoais, assumiu a presidência da associação ACRIFAS o companheiro Damasceno, que de imediato, procurou seguir as instruções do departamento sindical da Delegacia Regional do Trabalho no Ceará, tendo na pessoa do Dr. Pontes, che fe deste departamento da DRT-CE um sincero aliado. Ressaltamos que na data de 23.10.1980 foi publicado no diário oficial da união o edital nº. 12/80 constituindo a Associação Profissional dos Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos no Estado do Ceará devidamente registrada sob nº. 213 – livro nº. 02 – folha nº. 14 de 22.10.1980 da DRT/CE. Já em 07.06.1982, o competente processo de reivindicação para poder transformar a associação em sindicato, adentrara na DRT/CE para pouco tempo depois contando com o desempenho político do Deputado Federal Paulo Lustosa da Costa foi assinada a competente carta sindical. Esta entidade sindical foi fundada, conforme a portaria ministerial de nº 314244/1982 exatamente na data de 05 de novembro de 1982.
A primeira diretoria desta entidade sindical tomou posse na data de 26 de março de 1983, tendo como diretores os seguintes propagandistas e vendedores: José de Jesus Pinto Damasceno, José Muniz Brandão, José Bezerra dos Santos, Miguel Soares de Carvalho Neto, Franklin Roosevelt O. Alves, José Benilson Campelo, Jansen Freire Alenquer, José Artur Bezerra Leão, Edberto Vieira Marques, Waldemar Carreiro de Barro, Rutênio Oliveira Teófilo, Edmilson de Almeida Barros, Manoel Aurélio Mendes, Pedro Quevedo, Antônio Canuto Daguia, Francisco Ventura Barros e Olavo Ferreira.